TERCEIRA IDADE
“Em Defesa da Pessoa Idosa”, foi o tema do debate realizado na tarde desta quinta-feira 10/10, na Câmara Municipal de Ceará-Mirim.
O vereador Marcos Farias-PHS, idealizador da audiência pública, convidou especialistas de áreas diversas para esclarecer e orientar os presentes sobre os direitos da terceira idade, entre eles, os expositores Francisco Canindé de França, Coordenador do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, e Drª. Teresinha Peixoto, procuradora aposentada e integrante do Conselho Municipal da Pessoa Idosa.
Marcos Farias relacionou alguns benefícios que os idosos alcançaram ao longo dos últimos anos, mas também alguns problemas enfrentados por eles.
“Convidei esses dois especialistas, Drª Teresinha e Canindé de França para que, orientado por eles e ouvindo a demanda de vocês, possamos propor projetos, políticas públicas e fiscalizar o poder público para melhorar a vida das pessoas da melhor idade”, afirmou o parlamentar.
Marquinhos Farias defendeu a criação de uma Casa Acolhedora de Apoio ao Idoso com acompanhamento profissional, momentos de lazer, recreação e alimentação adequada.
A Drª. Teresinha Peixoto, afirmou que o envelhecimento é um direito personalíssimo e é obrigação do Estado prover políticas públicas para o idoso.
Ela ressaltou a importância da política pública preventiva em relação à violência contra o idoso e a importância de se denunciar atos de violência. “Quando ouvirem falar que algum idoso ou idosa esteja sofrendo violência, por favor, denunciem, não fiquem calados”, afirmou.
O problema da violência ao idoso e a necessidade de se denunciá-la também foi enfocado na fala da Canindé de França, que, como expositor, representou o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.
“A luta central que nós acreditamos que precisa ser desenvolvida é a luta em defesa dos direitos. É a luta em defesa da vida, da cidadania e da dignidade da pessoa humana. E quando eu estou falando em luta, em defesa dos direitos da dignidade e da pessoa humana, eu não estou falando apenas de uma declaração de simpatia. Eu estou falando porque um dos fundamentos da existência da nossa República é exatamente o quê? A cidadania e a dignidade da pessoa humana”, disse Canindé de França.
Por fim, ele também destacou sobre a principal questão a ser enfrentada.
“O aspecto da violência é muito grave, repugnante e cafajeste sobre todos os aspectos em relação a pessoa idosa. Nós vivemos numa sociedade violenta, desrespeitosa onde os canais de rádios, de televisão, de concessão pública atacam os idosos, atacam as crianças e atacam o direito à cidadania, da dignidade e das pessoas, todos os dias. E como é que nós vamos enfrentar esse problema? Essa é a questão, é a leitura, o diagnóstico. Eu acredito que um dos caminhos que nós precisamos buscar é saber qual o papel do poder público, dos órgãos do poder de Estado na construção dessa alternativa de preservação da vida, da dignidade da pessoa humana e da pessoa idosa. Esse é o grande desafio”, finalizou Canindé de França.
A audiência foi marcada pelo momento emocionante quando um garoto de apenas 11 anos de idade, com seu Sax homenageou a todos os presentes, instrumentalizando canções eternizadas, e também com o trio de forró pé de serra para animar os idosos presentes.
Diversas outras autoridades também prestigiaram o debate como os deputados estaduais Souza Neto e Ubaldo Fernandes, o prefeito em exercício Ronaldo Venâncio, a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Tamires Oliveira, vereadores e a população em geral.
Jorge Moreira
Câmara Municipal de Ceará-Mirim
Assessoria de Comunicação Social
(84) 99139-7320 / 3274-3332 / 3274-4015 / 3274-4154
Deus não se atrasa, a gente é que não sabe esperar!