EM DEFESA DAS MULHERES

por cmm — publicado 01/04/2019 09h33, última modificação 01/04/2019 09h33
CÂMARA DE CEARÁ-MIRIM APRECIA PROJETO DA VEREADORA RENATA MARTINS QUE VAI AJUDAR MULHERES A SUPERAR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Numa ação histórica para a luta contra a violência doméstica em Ceará-Mirim, o grito silencioso das mulheres vítimas de agressões está ecoando com força.

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim está apreciando um Projeto de Lei que pretende tirar as mulheres do ciclo de violência doméstica no município, com a criação da Política Municipal de Amparo e Assistência a Mulher Vítima de Violência.

De autoria da vereadora Renata Martins-PTC, o PL Nº 11/2019, autoriza o Executivo Municipal a conceder atendimento a mulheres vítimas de atos de violência que importem sofrimento físico, sexual, psicológico e dano moral ou patrimonial, por meio de um conjunto de ações articuladas com o objetivo de promover políticas públicas efetivas e integradas para a prevenção, o atendimento e o acompanhamento dos casos de violência doméstica e familiar contra mulheres.

O Projeto, que já foi lido em plenário, está tramitando na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

“Não podemos cruzar os braços e permitir que as mulheres continuem sendo espancadas e agredidas moralmente. Tenho certeza que esse projeto será visto com bons olhos. Não podemos mais permitir que as mulheres continuem expostas morando junto com o agressor por não ter para onde ir”, afirma a vereadora Renata.

De acordo com a parlamentar, a violência de gênero é uma das manifestações mais cruéis e persistentes.

Dados recentes, divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública-FBSB mostram que, nos últimos doze meses, pelo menos um milhão e seiscentas mil mulheres foram espancadas ou sofreram tentativas de estrangulamento no Brasil.

Por outro lado, 22 milhões foram assediadas, o que representa 37,1% do universo pesquisado, e 42% desses casos de violência aconteceram dentro da própria casa.

E o pior: mesmo depois de sofrer uma violência, 52% das mulheres não denunciaram o agressor nem procurou ajuda, e isso ocorre justamente porque a mulher não tem para onde ir.

Diante desse cenário, segundo a vereadora Renata Martins, se faz necessário reconhecer a violência como violação aos direitos humanos e como questão de saúde pública.

Para ela, o Projeto de Lei ora em análise, trata do desamparo sofrido pelas mulheres vítimas de violência.

“A nossa proposta, busca dar amparo às mulheres vítimas de violência, buscando um atendimento digno e eficaz. Para isso, conto com o apoio dos demais colegas parlamentares para que possamos concretizar essa proposta”, justifica a vereadora Renata Martins.

 

Jorge Moreira

Câmara Municipal de Ceará-Mirim

Assessoria de Comunicação Social

(84) 99139-7320 / 3274-3332 / 3274-4015 / 3274-4154

Jorgemoreira2008@hotmail.com

www.cearamirim.rn.leg.br

Deus fará sempre o melhor por você!