EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
O cotidiano escolar, muitas vezes evidencia comportamentos incoerentes e contraditórios, distanciados das atitudes consideradas corretas, tais como o desinteresse pelos conteúdos, a falta de respeito com os professores, o elevado índice de evasão escolar e os comportamentos de risco envolvendo o uso de álcool e drogas.
Tal fato evidencia a necessidade de elaboração de um planejamento de atividades que contribuam para a aproximação dos alunos com o meio escolar, resgatando seu interesse pela aprendizagem e, em paralelo, realizando ações para capacitação de professores e elaboração de novas formas de atuação.
Diante do exposto, e preocupado com tal situação, o vereador e presidente da Câmara de Ceará-Mirim, Manoel Vieira dos Santos – Nequinho, durante sessão ordinária da Casa nesta quinta-feira 19/09, apresentou Indicação Legislativa nº 1120/19 ao Executivo Municipal, solicitando a realização de um trabalho de apoio no sistema municipal de educação.
O trabalho seria desenvolvido por meio de profissionais como: psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos, além de assistentes sociais, para atender os corpos docente e discente da Rede Municipal de Ensino.
De acordo com Nequinho, o objetivo é detectar e solucionar problemas sociais envolvendo a comunidade escolar.
O parlamentar entende que a escola é um espaço em que estão inseridos diversos profissionais, advindos de diferentes linhas de formação e que, consequentemente, adotam diferentes metodologias de ensino em sala de aula.
O mesmo é verificado em relação aos alunos que vivem em diferentes realidades, culturas e que apresentam especificidades que lhes são inerentes.
Dessa forma, é essencial que haja respeito pelo processo de aprendizagem de cada aluno.
Outra preocupação do presidente da Câmara de Ceará-Mirim, refere-se à vulnerabilidade social, que segundo ele, essa expressão sintetiza a ideia de uma maior exposição e sensibilidade de um indivíduo ou de um grupo aos problemas enfrentados na sociedade, que reflete uma maneira de olhar e de entender os comportamentos de pessoas e grupos específicos e sua relação e dificuldades de acesso a serviços sociais como saúde, a própria escola e justiça.
“Esses profissionais poderão auxiliar nas dificuldades sociais e intervir positivamente na vida de cada aluno, além da competência para planejar, elaborar e executar projetos sociais e encaminhamentos em defesa do respeito dos direitos institucionais de cada aluno”, justifica o presidente Nequinho.
O vereador também defendeu que, com a aprovação e implementação desse projeto, os profissionais irão ajudar os professores e demais profissionais da educação municipal a enfrentarem os desafios da violência, dependência química por parte de alunos ou membros da família, situações de conflito conjugal, gravidez na adolescência e depredação do patrimônio das escolas.
Os assistentes poderão trabalhar de maneira educativa com os pais, com a equipe, acompanhando os casos que a escola apresenta.
Jorge Moreira
Câmara Municipal de Ceará-Mirim
Assessoria de Comunicação Social
(84) 99139-7320 / 3274-3332 / 3274-4015 / 3274-4154
Deus não se atrasa, a gente é que não sabe esperar!