CÂMARA DE CEARÁ-MIRIM REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VLT

por cmm — última modificação 17/08/2015 15h54
CÂMARA DE CEARÁ-MIRIM REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE VLT

Foto/Daiana Brandão

Conforme o citado Presidente da Câmara, a realização da Audiência Pública sobre tema "Ceará-Mirim e o VLT" teve como um dos principais objetivos, questionar porquê o projeto citado só contempla esse tipo de transporte ferroviário até Extremoz e pedir melhores esclarecimentos a respeito da implantação do sistema VLT.

"Ao saber da implantação do VLT na Região Metropolitana, vibrei com a possibilidade de vir até ao nosso município, pois  facilitará o transporte de passageiros de Ceará-Mirim à Natal com mais rapidez, conforto e menor preço, melhorando o dia a dia dos moradores da nossa cidade que estudam e trabalham na capital. É por isso que propôs essa Audiência, para que se discuta, se ouça e fale sobre esse projeto, assim como suas consequências práticas", explicou o Vereador proponente Renato Martins na abertura do debate público.

De acordo com as explicações realizadas pela equipe da CBTU, o projeto contempla 12 composições de "VLT" que vai fazer o percurso Ribeira/Natal e Ribeira/Parnamirim. Já no Trecho Nova Natal/Ceará-Mirim, o transporte será realizado através de 2 “Locomotivas Diesel”, que terá capacidade para 600 passageiros por composição. Foi explicado que tanto o sistema integrado de VLT, como o de Trem Diesel oferecerá maior agilidade ao transporte ferroviário, permitindo melhor frequência nas duas operações. Serão criadas três linhas de operação: Linha Amarela - Parnamirim/Ribeira; Linha Verde – Ribeira/Nova Natal e a Linha Azul – Nova Natal/Ceará-Mirim. Todo sistema vai atender 50 mil passageiros por dia e o preço será apenas de 50 centavos.

Entre os principais objetivos expostos pela Arquiteta Urbanista e Coordenadora do Projeto VLT Dulce Albuquerque, referentes a implantação do VLT na Região Metropolitana de Natal, destacam-se: transformar os eixos estruturantes dos transportes públicos da região; aproximar o trem a importantes polos de atração de viagem; melhorar a mobilidade no corredor de transporte pela introdução do VLT; mobilizar e ampliar a estrutura e os serviços oferecidos. Em suma, o projeto vai tornar o sistema de Trens Urbanos de Natal moderno, eficiente, seguro, efetivamente integrado aos transportes da região.

A Audiência Pública se consolidou como um momento de informações, por meio de perguntas realizadas pelos Vereadores e representantes da sociedade civil cearamirinense. As discussões a cerca dos procedimentos que serão realizados nas etapas de implantação do “Projeto Veículo Leves Sobre Trilhos” proporcionou esclarecimentos a população da cidade, através da transmissão em tempo real nas rádios locais.

Além da Coordenadora do Projeto estiveram presentes na Tribuna de Honra, como expositores, o Superintendente da CBTU João Maria Cavalcanti, Vereador de Natal George Câmara, Presidente do Parlamento Comum do RN e o Advogado George Ferreira Assessor Especial da Prefeitura de Ceará-Mirim, que na ocasião representou o Poder Executivo Municipal. O evento também contou com a presença da equipe técnica da CBTU, Gerente Operacional George de Brito, Advogado Mauro de Castro Andrade e do Advogado Assistente Executivo da CBTU Francisco Willian Braga Rocha.

Jornalista Daiana Brandão
Assessora de Comunicação Social