BAIXO VALE: DENÚNCIA

por cmm — publicado 01/04/2019 11h24, última modificação 01/04/2019 11h24
VEREADOR IRMÃO CARLOS DIZ QUE VAI BOTAR A BOCA NO TROMBONE SE SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE NÃO RESOLVER PROBLEMA QUE ESTÁ PREJUDICANDO PEQUENOS AGRICULTORES DO BAIXO VALE

O vereador Irmão Carlos-SD, por ocasião da sessão ordinária da Câmara realizada na última terça-feira 26/03, discursou na tribuna da Casa para denunciar que cerca de 600 pequenos agricultores da região do Baixo Vale estão sendo penalizados por um trabalho feito de forma grosseira e irresponsável pela empresa que construiu a adutora que leva água ao município de São Gonçalo do Amarante.

Segundo o parlamentar a empresa “A Gaspar” que realizou a obra, para economizar recursos, utilizou a base da ponte que dá acesso à BR-101 no trecho do Rio Bonito, colocando a encanação de forma arbitrária e irresponsável, obstruindo a passagem das águas,

Por causa disso, acrescenta o vereador, cerca de 600 pequenos agricultores do Baixo Vale que sobrevivem da cultura e da produção de bananeira estão sendo cruelmente afetados.

O vereador, aprovou em Plenário, Indicação nº 291/2019, para que sejam notificados do caso o DNOCS, IDEMA, os senhores prefeitos de Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante, respectivamente, e principalmente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico, no sentido de que, em caráter de urgência se tomem as providências cabíveis para a desobstrução imediata das comportas do Rio Ceará-Mirim.

“Comportas que só se abrem com um guincho. E hoje impede-se que se possa abrir pois a população está pensando em alugar um guincho e quebrar, porque o pão de cada dia deles está indo embora”, esclarece o vereador Irmão Carlos.

Irmão Carlos disse que já comunicou o fato a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para tomar as devidas providências contra um viveiro de camarão que fecha a passagem das águas do rio Sem Dinheiro ao rio Ceará-Mirim.

“Quando é pra multar a secretaria vai lá e multa, mas pra resolver os problemas não querem resolver. A Secretaria de Meio Ambiente vai ter que designar uma equipe e tomar as devidas providências, porque se não tomar, eu começo a botar a boca no trombone”, frisa o vereador.

Para o vereador Irmão Carlos, o jogo é jogado, e como este é um ano pré-eleitoral, o importante não é governo, o importante é estar com o povo que é quem decide, e este é um assunto de grande importância, de tamanha relevância e de grande necessidade para aqueles pequenos agricultores que sobrevivem da plantação de banana na região do Baixo Vale.

“São cerca de 600 pequenos agricultores, um povo honrado que vive do seu trabalho no dia a dia, mas por irresponsabilidade de uma empresa estão sendo prejudicados e eu não estou mais aguentando ouvir o gemido e o sofrimento desse povo”, denuncia o vereador Irmão Carlos.

 

Jorge Moreira

Câmara Municipal de Ceará-Mirim

Assessoria de Comunicação Social

(84) 99139-7320 / 3274-3332 / 3274-4015 / 3274-4154

Jorgemoreira2008@hotmail.com

www.cearamirim.rn.leg.br

Deus fará sempre o melhor por você!