AUDIÊNCIA PÚBLICA
A Câmara Municipal de Ceará-Mirim realiza nesta quinta-feira 21/11 uma audiência pública para debater estratégias de prevenção à depressão e combate ao suicídio.
A intenção é promover uma ampla discussão acerca das estratégias e ações que devem ser desenvolvidas pelo Poder Público Municipal no que se refere à abordagem deste tema.
O debate será realizado no Plenário do Parlamento Municipal a partir das 14h30.
A ação é fruto de um Requerimento aprovado pela Casa Legislativa, de autoria do vereador Marcos Farias-PHS.
Como expositores para debater o tema, está confirmada a presença do Pastor Rubens de Medeiros Xavier e Analine do Espírito Santo Nascimento Nunes.
NÚMEROS
Atualmente no Brasil, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 20 anos de idade, e a sétima, na faixa etária de 10 a 14 anos.
“Diante desses números alarmantes, o parlamento cearamirinense não poderia se furtar a realizar este debate. Aqui mesmo no Rio Grande do Norte, a cada dia que passa, vemos registros de casos de suicídio, e o Poder Público precisa atuar no sentido de prevenção, de forma a combater as principais causas”, pontuou o vereador Marcos Farias, autor da proposta do debate.
A audiência, também fará alusão, em tempo, ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.
Conforme dados do Ministério da Saúde, o suicídio é um problema de saúde pública que mata, pelo menos, um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e vários tipos de câncer.
Porém, pode ser prevenido em nove de cada dez casos.
O movimento “Setembro Amarelo”, mês mundial de prevenção ao suicídio, foi iniciado no ano de 2015, visando sensibilizar e conscientizar a população sobre a problemática.
Também estão sendo convidados para participar do debate, órgãos públicos, instituições, gestores escolares, secretarias municipais, representantes da sociedade civil organizada e a comunidade em geral.
Jorge Moreira
Câmara Municipal de Ceará-Mirim
Assessoria de Comunicação Social
(84) 99139-7320 / 3274-3332 / 3274-4015 / 3274-4154
Deus não se atrasa, a gente é que não sabe esperar!