Notícias

por Interlegis — última modificação 13/05/2015 12h19
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

LICENÇA

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 02/04/2024 13h44, última modificação 02/04/2024 13h44
APÓS LICENÇA PARA OCUPAREM CARGOS DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS, VEREADORES REASSUMEM O MANDATO NA CÂMARA

Os vereadores Carlão Ramalho, Randinho e Zelia Santos, reassumiram as cadeiras de vereadores na Câmara de Ceará-Mirim/RN, na manhã desta terça terça-feira (02). Ambos estavam licenciado para ocuparem os cargos de secretários municipais. Nesse período, foram substituídos pelos vereadores Arnaldo de Muriú, João do Ônibus e Paula Morais, que deixaram o posto após o retorno dos titulares. A volta dos edis às atividades no Poder Legislativo foi comunicada pelo presidente da Câmara, vereador Kaio Amigo, durante a 21ª sessão ordinária de 2024, realizada na mesma data.

SEMANA SANTA

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 27/03/2024 15h30, última modificação 27/03/2024 15h30
PONTO FACULTATIVO EM VIRTUDE DA SEMANA SANTA

A Mesa Diretora, no uso de suas atribuições legais amparada pelo Artigo 18, Inciso IX do Regimento Interno deste Poder Legislativo, em decorrência do feriado de Carnaval, informa que:

Fica decretado PONTO FACULTATIVO na Câmara Municipal de Ceará-Mirim e seus prédios anexos para o dia 28 de Março, “Quinta-feira Santa”. Também não haverá expediente no dia 29 de Março, onde se comemora a “Sexta-feira Santa”, que se trata de um feriado nacional, previsto na lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995. Não haverá prejuízo aos serviços essenciais no âmbito desta Casa Legislativa.

Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, trabalhando pelo bem da nossa cidade.

8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 08/03/2024 09h11, última modificação 08/03/2024 09h11
HOMENAGEM DA CÂMARA A TODAS AS MULHERES

No dia em que o mundo celebra a força, a resiliência e as inúmeras contribuições das mulheres, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim se une a essa homenagem, reverenciando todas as mulheres cearamirinenses, em especial, nossas vereadoras e servidoras do legislativo de Ceará-Mirim.
Homenagem às Vereadoras:
Às mulheres que ocupam assentos em nossa Casa Legislativa, expressamos nossa mais profunda admiração e respeito. Suas vozes e perspectivas enriquecem o diálogo político, contribuindo para decisões mais inclusivas e representativas. Que a liderança de vocês inspire não apenas as futuras gerações de mulheres, mas todos aqueles que buscam um cenário político mais igualitário e progressista.
Reconhecimento às Servidoras:
Nosso agradecimento especial se estende a todas as servidoras da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, cujo comprometimento e dedicação são fundamentais para o funcionamento eficiente desta instituição. Nos bastidores, essas mulheres desempenham papéis cruciais, garantindo que cada processo ocorra com excelência. Agradecemos por sua competência, profissionalismo e por serem exemplos de dedicação ao serviço público.
Tributo às Mulheres Cearamirinenses:
Ceará-Mirim é abençoada por ser uma cidade diversa e vibrante, onde as mulheres desempenham papéis significativos em todas as esferas da sociedade. Do lar ao mercado de trabalho, da educação à saúde, as mulheres cearamirinenses são pilares que sustentam o desenvolvimento de nossa querida cidade. Neste Dia Internacional das Mulheres, honramos e celebramos cada uma de vocês.
A Câmara Municipal de Ceará-Mirim continuará trabalhando ativamente para garantir que as vozes das mulheres sejam ouvidas, respeitadas e valorizadas em todas as decisões e iniciativas.
Neste 8 de março, expressamos nossa gratidão e parabenizamos todas as mulheres que fazem de Ceará-Mirim um lugar extraordinário. Que este seja um dia de celebração, reflexão e inspiração, impulsionando-nos a construir um futuro onde a igualdade e a justiça prevaleçam.

CARNAVAL

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 09/02/2024 11h55, última modificação 09/02/2024 11h55
PONTO FACULTATIVO DE CARNAVAL

A Mesa Diretora, no uso de suas atribuições legais amparada pelo Artigo 18, Inciso IX do Regimento Interno deste Poder Legislativo, em decorrência do feriado de Carnaval, informa que:
Fica decretado PONTO FACULTATIVO na Câmara Municipal de Ceará-Mirim e seus prédios anexos para os dias 12, 13 e 14 (segunda-feira, terça-feira e quarta-feira de cinzas), sem prejuízo aos serviços essenciais no âmbito desta Casa Legislativa.
Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, trabalhando pelo bem da nossa cidade.

ATIVIDADE LEGISLATIVA

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 08/02/2024 16h35, última modificação 08/02/2024 16h35
RETORNO DOS TRABALHOS LEGISLATIVO MUNICIPAL

Após recesso, Câmara de Ceará-Mirim/RN realiza primeira sessão ordinária de 2024


Na manhã desta quinta (08), a Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN realizou a 1ª Sessão Ordinária de 2024 marcando o retorno das sessões ordinárias após o período de recesso parlamentar.

LEITURA ANUAL

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 07/02/2024 13h45, última modificação 07/02/2024 13h45
ABERTURA DOS TRABALHO LEGISLATIVO 2024

Marcando o início dos trabalhos legislativos neste ano de 2024, o prefeito Júlio César Soares Câmara compareceu ao plenário da Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN, na manhã desta quarta-feira (07), para a leitura da mensagem anual do Poder Executivo ao Poder Legislativo.

Na ocasião, o presidente da Casa Legislativa, vereador Kaio César Carneiro presidiu a sessão e cumprimentou o chefe do Executivo Municipal e todos os vereadores que compõem a atual legislatura. Kaio Amigo também se dirigiu ao grande público que lotava o plenário da Casa e aos internautas que acompanhavam a sessão pelas redes sociais oficiais.
Durante a leitura da mensagem anual, o prefeito Júlio César Soares Câmara abordou os avanços obtidos em Ceará-Mirim no ano de 2023, além de destacar os planos e metas para o ano em curso.

Câmara dos vereadores de Ceará-Mirim/RN trabalhando pelo bem da nossa cidade.

CAPACITAÇÃO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 26/01/2024 18h04, última modificação 26/01/2024 18h04
SERVIDORES DO PODER LEGISLATIVO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO NA CIDADE DE JOÃO CÂMARA

Por meio de um convênio firmado entre a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM), ITEP/RN e a Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN, 03 servidores do poder Legislativo, participaram, nesta quinta-feira 25, na cidade de João Câmara de uma capacitação do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), recebendo instruções teóricas e práticas para utilizar o novo sistema do órgão e emitirem a nova carteira de identidade nacional (CNI) na Câmara Municipal.

Após a formação, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN vai oferecer a emissão aos cearamirinenses. O presidente da Câmara, vereador Kaio César, ressaltou a importância da ação. “O documento de identidade é essencial para que o cidadão possa ter acesso aos serviços públicos. E agora o povo de Ceará-Mirim/RN poderá contar com a emissão da nova CNI. Vai diminuir a espera, as filas e desafogar o serviço”, afirmou.

Câmara dos vereadores de Ceará-Mirim/RN trabalhando pelo bem da nossa cidade.

MENTE É PRIORIDADE

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 03/01/2024 10h58, última modificação 03/01/2024 10h58
JANEIRO BRANCO EM CEARÁ-MIRIM: CUIDAR DA MENTE É PRIORIDADE!

Neste Janeiro Branco, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN se une ao movimento de conscientização sobre a importância da saúde mental. Em 2024, queremos destacar que cuidar da mente é fundamental para uma vida plena e equilibrada.

Cuidar da Mente é um Ato de Amor Próprio!

A saúde mental é um patrimônio que merece atenção e cuidado diário. Em meio aos desafios da vida, a campanha Janeiro Branco nos convida a refletir sobre a necessidade de promover ambientes saudáveis e de abrir espaço para o diálogo sobre o tema.

Conscientizar é Cuidar!

A informação é uma poderosa aliada na promoção da saúde mental. Quanto mais compreendemos sobre o assunto, mais capacitados estamos para reconhecer sinais, apoiar quem precisa e desconstruir estigmas relacionados à saúde emocional.

A Câmara Municipal está comprometida em apoiar iniciativas que promovam o bem-estar emocional de nossos concidadãos. Cuidar da saúde mental é um compromisso de todos. Vamos juntos construir uma Ceará-Mirim mais forte e resiliente.

NATALICIO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 03/01/2024 10h50, última modificação 03/01/2024 10h50
CÂMARA PARABENIZA A VEREADORA ERINEIDE PELA PASSAGEM DE SEU NATALICIO

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN parabeniza a vereadora Professora Erineide por mais um ano de vida!

Neste dia especial, queremos expressar nossa gratidão e reconhecimento pelo seu dedicado serviço à nossa cidade. Sua atuação como vereadora tem sido exemplar, demonstrando um compromisso inabalável com o bem-estar e o progresso da nossa cidade.

Parabéns, vereadora Erineide! Que o seu aniversário seja repleto de momentos marcantes, cercado de amigos e familiares, e que você possa celebrar com alegria e gratidão cada conquista e desafio superado.

Com sinceros votos de felicidades, Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN.

RESUMO POSITIVO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 31/12/2023 11h03, última modificação 31/12/2023 11h03
ATIVIDADES DA CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM

📊🏛 Balanço das Atividades Legislativas da Camâra Municipal de Ceará-Mirim/RN em 2023 🏛📊

Ao encerrar mais um ciclo de trabalho, é com satisfação que compartilhamos com a comunidade o expressivo resultado das atividades da Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN ao longo deste período.

Confira os números que refletem o compromisso e a dedicação de nossos vereadores em prol do desenvolvimento do município:

📑 Requerimentos: 185
📌 Indicações: 1741
📜 Projetos de LEI de autoria do Poder Legislativo: 62
📜 Projetos de Lei do Poder Executivo: 30
📜 Projetos de Lei Complementar do Poder Executivo: 08
📜 Projeto Resolução: 05
📜 Projeto de Emenda à Lei Orgânica: 01
📜 Projetos de Decreto do Poder Legislativo: 45
🗓 Sessões Ordinárias: 110
🗓 Sessões Extraordinárias: 11

Estes números representam o empenho incansável de nossos representantes na busca por soluções, legislação justa e progresso para nossa querida Ceará-Mirim. Agradecemos a todos que acompanham e participam ativamente desse processo democrático.

Contamos sempre com o apoio e a participação de cada cidadão no fortalecimento de nossa democracia. Juntos, continuaremos construindo um futuro promissor para nossa amada cidade!

EM ATO SIMBÓLICO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 28/12/2023 18h16, última modificação 28/12/2023 18h16
CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN REALIZA DEVOLUÇÃO DE QUASE UM MILHÃO À PREFEITURA

Na manhã desta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN devolveu à Prefeitura R$ 810.830,00 de seu orçamento de 2023. O ato foi realizado pelo presidente da Câmara, vereador Kaio César Carneiro, ao prefeito Júlio César, que agradeceu aos vereadores de todas as bancadas pela iniciativa, salientando que atitude beneficia a população Cearamirinense.

De acordo com o presidente da Câmara, Kaio César Carneiro o valor devolvido foi fruto de uma economia realizada pela Câmara com a colaboração dos servidores. “Foi um trabalho forte da Mesa Diretora, que tratou os gastos do Legislativo com responsabilidade, e contou com o apoio dos funcionários, que entenderam a necessidade do município”, explicou Kaio.

Os recursos do Poder Legislativo provêm de repasses que o Poder Executivo faz. Quando o valor não é gasto, por lei, as Câmaras são obrigadas a devolver o montante. No entanto, cada Câmara tem total autonomia para gastar 100% do valor, caso julgue necessário. Cabe então à Presidência de cada Câmara definir quanto será gasto pela instituição.

Nessa devolução, por exemplo, a atual presidência optou por poupar gastos na Câmara e devolver dinheiro à Prefeitura para que a população seja beneficiada com cirurgias eletivas no município.

TITULO DE CIDADÃO CEARAMIRINENSE

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 14/12/2023 13h32, última modificação 14/12/2023 13h32
CÂMARA MUNICIPAL REALIZA EVENTO DE ENTREGA DE TÍTULO DE CIDADÃO CEARAMIRINENSE

Na noite da última quarta-feira, 13, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN realizou no auditório do IFRN - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (polo Ceará-Mirim), a solene cerimônia de entrega de título de cidadão cearamirinense. Este evento, marcado pela expressiva participação de membros da comunidade, representou um marco de reconhecimento e celebração das notáveis contribuições de cidadãos e cidadãs para o desenvolvimento do nosso município.

Os 15 vereadores e vereadoras, representando a diversidade e pluralidade de Ceará-Mirim/RN, desempenharam o papel de entregadores honrosos, reconhecendo publicamente a relevância das ações realizadas pelos novos cidadãos e cidadãs cearamirinenses. A presença calorosa de familiares e amigos dos homenageados acrescentou um toque especial à noite, evidenciando a importância do apoio e do reconhecimento daqueles que nos cercam.

Durante a cerimônia, o presidente da Câmara de Vereadores, Kaio César, expressou seus sinceros parabéns a todos os legisladores envolvidos na propositura e enalteceu as realizações dos homenageados em prol do município. Suas palavras ressaltaram não apenas as ações individuais, mas também o impacto coletivo desses esforços na construção de um Ceará-Mirim mais próspero e desenvolvido.

Após a entrega dos títulos, os presentes foram agraciados com um agradável coffee break, proporcionando um ambiente propício para a interação e o fortalecimento dos laços comunitários.

*Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN - Trabalhando pelo bem da nossa cidade.*

PAGAMENTO DA SEGUNDA PARCELA DO DÉCIMO-TERCEIRO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 13/12/2023 15h00, última modificação 13/12/2023 15h00
A SEGUNDA PARCELA CORRESPONDE A 60 POR CENTO DO VALOR TOTAL DO DÉCIMO-TERCEIRO

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN realizou o pagamento da segunda parcela do décimo-terceiro salário dos Vereadores, servidores efetivos e comissionados nesta quinta-feira dia 07 de dezembro. A segunda parcela corresponde a 60 por cento do valor total do décimo-terceiro e, por lei, poderia ser paga até o dia 20 de dezembro. O pagamento da primeira parcela do décimo-terceiro salário dos servidores ocorreu em junho.

Esse adiantamento reflete o compromisso da atual gestão em manter a regularidade nos pagamentos, uma prática que contribui significativamente para fortalecer a economia local e proporcionar maior tranquilidade financeira aos servidores do Poder Legislativo Municipal.

O vereador Kaio César Carneiro presidente da Câmara, destacou a importância da antecipação do pagamento da segunda parcela do décimo-terceiro .

“A Câmara de Ceará-Mirim tem uma gestão marcada pela eficiência. Somos uma administração que cuida dos recursos com responsabilidade e espírito público. Temos uma política de valorização permanente dos servidores. A antecipação do pagamento da segunda parcela do décimo-terceiro salário do funcionalismo é uma ação que faz parte deste contexto. Não medimos esforços para facilitar a vida dos servidores. Esta antecipação também cumpre esta função”, explicou Kaio Amigo.

Câmara de vereadores de Ceará-Mirim/RN trabalhando pelo bem da nossa cidade.

LEGISLATIVO NA ESCOLA

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 04/12/2023 15h01, última modificação 04/12/2023 15h01
EDUCAÇÃO LEGISLATIVA E CIDADANIA

Na manhã desta segunda-feira (04), a Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN promoveu uma palestra enriquecedora em parceria com o programa "Legislativo na Escola". O Professor João Maria de Lima foi o palestrante e compartilhou conhecimentos valiosos sobre Educação Legislativa e Cidadania.

A palestra contou com a presença do vereador presidente da Casa, Kaio César, do vereador Marcos Farias bem como de alguns professores da rede municipal de ensino do município.

A Câmara dos Vereadores de Ceará-Mirim/RN reafirma seu compromisso em trabalhar pelo bem e desenvolvimento de nossa cidade, fortalecendo a educação cívica em parceria com a comunidade.

 

PALESTRA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 01/12/2023 17h37, última modificação 01/12/2023 17h37
A CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN, EM PARCERIA COM O PROGRAMA "LEGISLATIVO NA ESCOLA"

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN, em parceria com o programa "Legislativo na Escola", irá promover uma palestra enriquecedora com o Professor João Maria de Lima.

 

*Data:* Segunda-Feira, 04 de Dezembro de 2023 

*Horário:* 9:00h

*Local:* Sala de Sessões Vereador Paulo Antônio da Cruz 

 

Esta palestra oferecerá um momento valioso e promoverá uma discussão interativa sobre temas relevantes para o crescimento acadêmico e pessoal dos jovens.

 

Contamos com a participação ativa de todos os estudantes, pois acreditamos que este evento proporcionará uma experiência educativa única.

Sua presença é essencial para o sucesso deste momento educacional. Esperamos vê-los lá!

 

Câmara dos Vereadores de Ceará-Mirim/RN trabalhando pelo bem da nossa cidade.

CARTEIRA DE IDENTIDADE

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 24/11/2023 11h13, última modificação 24/11/2023 11h13
SUSPENSÃO DE EMISSÃO

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN, vem a público informar que as emissões de carteiras de identidade (RG) estará suspensa a partir de dia 01/12/2023.

Conforme oficio de nº 750/2023, enviado do ITEP/RN para FECAM/RN, informamos que o sistema de emissão de carteira de identidade irá mudar, que agora passa a ser CARTEIRA DE IDENTIDADE NACIONAL (CNI).

Portanto, o cronograma de migração para o novo sistema estabelece emissão de identidades somente até o dia 30/11/2023. Sendo assim, a partir do dia 01/12/2023 ficam suspensas as emissões das Carteiras de Identidade (RG).

Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim/RN
"Trabalhando pelo bem da nossa cidade"
Assessoria de Comunicação Social

PONTO FACULTATIVO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 01/11/2023 17h04, última modificação 01/11/2023 17h04
PONTO FACULTATIVO NESTA SEXTA-FEIRA 03 DE NOVEMBRO

A Mesa Diretora, no uso de suas atribuições legais amparada pelo Artigo 18, Inciso IX do Regimento Interno deste Poder Legislativo, CONSIDERANDO o pós-feriado em alusão ao Dia de finados, informa que:

Fica decretado PONTO FACULTATIVO na Câmara Municipal de Ceará-Mirim e seus prédios anexos para o dia 03 de novembro de 2023, próxima sexta-feira, sem prejuízo aos serviços essenciais no âmbito desta Casa Legislativa.

Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, trabalhando pelo bem da nossa cidade.

NATALÍCIO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 01/11/2023 17h00, última modificação 01/11/2023 17h00
A CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM PARABENIZA O VEREADOR KAIO AMIGO POR MAIS UM ANO DE VIDA!

Neste dia especial, queremos expressar nossa gratidão e reconhecimento pelo seu dedicado serviço à nossa cidade. Sua atuação como vereador tem sido exemplar, demonstrando um compromisso inabalável com o bem-estar e o progresso da nossa cidade.

Parabéns, vereador Kaio Amigo, presidente da Casa do povo! Que o seu aniversário seja repleto de momentos marcantes, cercado de amigos e familiares, e que você possa celebrar com alegria e gratidão cada conquista e desafio superado.

Com sinceros votos de felicidades, Câmara Municipal de Ceará-Mirim.

DIA DAS CRIANÇAS

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 12/10/2023 13h20, última modificação 12/10/2023 13h20
HOMENAGEM AS CRIANÇAS

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim, com imensa alegria e carinho, dedica esta nota às crianças do nosso município em celebração ao Dia das Crianças.

Este é um dia especial, repleto de encanto e pureza, que nos recorda da importância de nutrir o crescimento saudável e feliz de cada criança em nossa comunidade.

É nosso compromisso, como representantes municipais, zelar pela construção de um ambiente propício ao desenvolvimento integral das nossas crianças. Buscamos promover políticas públicas que garantam educação de qualidade, acesso à cultura, esporte e lazer, visando um futuro promissor.

Neste Dia das Crianças, queremos expressar nosso comprometimento em assegurar um ambiente seguro, acolhedor e propício ao florescer de cada sonho e potencial. Que cada criança de Ceará-Mirim saiba que é amada, respeitada e que sua voz é ouvida.

Parabenizamos todas as crianças pelo seu dia, desejando a cada uma um caminho de alegria, descobertas e aprendizado constante.

Feliz Dia das Crianças!

Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, trabalhando pelo bem da nossa cidade.

PONTO FACULTATIVO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 12/10/2023 13h18, última modificação 12/10/2023 13h18
PONTO FACULTATIVO NESTA SEXTA-FEIRA 13 DE OUTUBRO

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN, no uso de suas atribuições legais amparada pelo Artigo 18, Inciso IX do Regimento Interno deste Poder Legislativo, CONSIDERANDO o feriado do dia 12 de outubro, quinta-feira, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, informa que fica decretado PONTO FACULTATIVO na Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN e seus prédios anexos para o dia 13 de outubro de 2023, sexta-feira, sem prejuízo aos serviços essenciais no âmbito desta Casa Legislativa.

Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, trabalhando pelo bem da nossa cidade.

OUTUBRO ROSA

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 02/10/2023 14h16, última modificação 02/10/2023 14h16
MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama, e a Câmara Municipal de Ceará-Mirim está unida na luta pelo cuidado e prevenção. 💕
Junte-se a nós neste Outubro Rosa, compartilhe informações e apoie todas as guerreiras que enfrentam essa batalha com coragem e determinação. 🌸💪

#OutubroRosa #CearáMirimUnida #PrevençãoECuidado

DIA DO VEREADOR

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 02/10/2023 14h13, última modificação 02/10/2023 14h13
HOJE É COMEMORADO O DIA DO VEREADOR

Hoje é comemorado o Dia do Vereador, data instituída através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984. O Decreto de Lei definiu que a celebração seja no dia 1º de outubro pois, foi nesta data que Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo no Brasil.

O Vereador é o representante legítimo do povo, é o elo entre os munícipes e o governo. Sua função é identificar as demandas da população, propor e aprovar esses pedidos no legislativo municipal. Cabe aos parlamentares, ainda, fiscalizar se o Poder Executivo cumpre as leis vigentes e se faz corretamente a gestão do dinheiro público.

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN é composta por 15 vereadores(as): Aline Corretora, Arnaldo de Muriú, Baia de Júmaria, Climério Silva, Irmão Eriberto, João dos Ônibus, Karina Freitas, Marcílio Junior, Marcone Barbosa, Marcos Farias, Nequinho, Professora Erineide, Paula de Morais, Renan Cruz e pelo presidente da casa, Kaio César Carneiro.

"Parabéns a todos os vereadores (a).O vereador possui um papel fundamental no município, Ele é o elo entre as autoridades e a comunidade, ele não tem hora para trabalhar. É o agente político mais próximo do povo", declarou Kaio.

Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, trabalhando pelo bem da nossa cidade.

SISTEMA DE VOTAÇÃO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 28/09/2023 15h09, última modificação 28/09/2023 15h09
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE VOTAÇÃO ELETRÔNICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN

A Câmara de Ceará-Mirim/RN realizou os últimos testes para a implantação do sistema eletrônico de votação. Os parlamentares participaram de treinamento para operar os equipamentos e simularam todas as situações que podem ocorrer durante uma Sessão.

O principal objetivo do novo sistema é dar mais transparência e segurança ao processo de votação. Antes de votar, os vereadores vão precisar digitar uma senha pessoal e terão um tempo pré-definido para registrar o voto. O resultado final ficará visível tanto para o público presente quanto para o cidadão que assiste às transmissões pelo Youtube e Facebook.

Outros benefícios que a modernização traz são: organização e controle dos tempos das discussões, apartes e justificativas, registro das presenças ou ausências dos vereadores nas votações, transparência no que está em discussão em cada momento da Sessão, além de todas as informações ficarem disponíveis em tempo real no site da Câmara.

“A implamentação do voto eletrônico para modernização da Casa e simplificação do acesso à população, de modo a possibilitar cada vez mais transparência aos nossos munícipes”, endossou o vereador/presidente, Kaio César.

O vereador Marcos Farias parabenizou ao presidente pela iniciativa. “Este é um marco histórico na transparência e modernização da Casa do povo cearamirinense. Trazendo mais eficiência ao trabalho e aproximando o público das decisões dos vereadores. É uma conquista desta Legislatura e dos servidores que viabilizaram esse avanço”.

A modernização faz parte do projeto da Mesa Diretora da Casa para conferir maior transparência e agilidade no processo.

“Potencializar o exercício democrático dos vereadores durante as atividades gera economia de materiais e tempo, além de dinamismo e atratividade, tanto para nós quanto para a população que nos acompanha”, comentou a vereadora Professora Erineide.

Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, trabalhando pelo bem da nossa cidade.

 

ADMINISTRATIVA DA CASA

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 27/09/2023 13h31, última modificação 27/09/2023 13h31
A CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN ADQUIRIU RECENTEMENTE 04 NOVOS COMPUTADORES

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN adquiriu recentemente 04 novos computadores visando a modernização dos equipamentos utilizados na rotina administrativa da Casa e nos gabinetes dos parlamentares.

O presidente da Câmara, Kaio César Carneiro, está trabalhando com o objetivo de substituir todas as tramitações para o digital, gerando uma grande economia nos recursos públicos, além da ampliação da transparência administrativa.

 Agora, os equipamentos passam a compor o patrimônio da Câmara Municipal e servirão para melhorar ainda mais o serviço prestado a população cearamirinense.

Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, trabalhando pelo bem da nossa cidade.



PISO DA ENFERMAGEM

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 22/09/2023 11h16, última modificação 22/09/2023 11h16
VEREADORES APROVAM POR UNANIMIDADE O PROJETO QUE ESTABELECE O PISO SALARIAL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Os vereadores da Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN aprovaram, de forma unânime, durante sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei Nº 023/2023, que autoriza o Poder Executivo a repassar recursos recebidos da união para o cumprimento da assistência financeira complementar de que trata a emenda constitucional n°127/2022.

O presidente da Casa, vereador Kaio César, ressaltou o papel fundamental desses profissionais na promoção da saúde e destacou o esforço da Casa Legislativa para votar o projeto na quinta-feira (21).

“Sabemos a importância dessa classe de profissionais, que são essenciais para que tenhamos uma saúde de qualidade. Por isso, nós vereadores fizemos o possível para dar celeridade à tramitação do projeto e garantir que a classe da enfermagem fosse valorizada”, disse.

Além do presidente, todos os demais parlamentares expressaram suas opiniões sobre a votação da proposta e foram unânimes ao destacar a importância dos profissionais de enfermagem e o esforço do legislativo, reiterando que a aprovação do projeto é uma forma de reconhecimento à classe.

Ainda durante a sessão, a enfermeira, Aianne Cássia de Souza, fez uso da tribuna para abordar o assunto e agradeceu aos parlamentares pela votação e por terem se somado à categoria.


Com a aprovação da proposta, Ceará-Mirim/RN se destaca em relação às cidades do estado como uma das primeiras a conceder o piso da enfermagem.

TÁ NA CONTA

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 21/09/2023 12h46, última modificação 21/09/2023 12h46
FORMA ANTECIPADA, O SALÁRIO REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO DOS VEREADORES(AS), SERVIDORES EFETIVOS E COMISSIONADOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN.

A circulação deste dinheiro no comércio local vai aumentar o fluxo de vendas do pequeno até o grande comerciante cearamirinense.

“Vamos continuar valorizando o servidor e quem contribui com o legislativo municipal, assim, todos juntos, e um poder legislativo sempre em busca de uma coletividade para o bem do povo de Ceará-Mirim/RN”, reitera o presidente Kaio César.

MOÇÕES DE APLAUSOS

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 19/09/2023 14h22, última modificação 19/09/2023 14h22
VEREADORES DE CEARÁ-MIRIM CONCEDEM MOÇÕES DE APLAUSOS E CONGRATULAÇÃO.

O Vereador Kaio César Carneiro, presidente da casa, entregou a Moção de Aplausos em comemoração à Festa em honra a Nossa Senhora das Dores, dedicada aos organizadores na pessoa do Padre Jean Luiz da Cruz Diniz, responsavél área Pastoral situada no bairro de Nova Descoberta.

Na oportunidade, Padre Jean discursou em plenário, agradecendo a propositura e aprovação por unanimidade da referida honraria, bem como parabenizou a todos os envolvidos na organização dos festejos em honra a Nossa Senhora das Dores.

A Sra. Josefina Silva de Mirandarecebeu a Moção de Conglatulação pela passagem do seu natalício, celebrado em 14 de novembro, por proposição do Vereador Baiá de Jumaria.

Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, trabalhando pelo bem da nossa cidade.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 15/09/2023 14h53, última modificação 15/09/2023 14h53
CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN CONCEDE MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO COM SOLICITAÇÃO COLETIVA DOS EDIS AO VEREADOR NEQUINHO

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim teve a honra de conceder uma Moção de Congratulação com solicitação coletiva dos edis ao vereador Nequinho em celebração ao seu aniversário natalício, celebrado no último dia 13 de Setembro.

Essa Moção representa o reconhecimento e a gratidão de todos os vereadores pela dedicação, comprometimento e excelência com os quais o vereador Manoel Vieira (Nequinho) desempenha seu papel de representante do povo de Ceará-Mirim.

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim se orgulha de contar com Nequinho como um de seus vereadores e agradece pelo comprometimento demonstrado em servir ao povo de nossa cidade.

Parabenizamos o vereador decano Nequinho por seu aniversário e desejamos-lhe sucesso contínuo em sua jornada como representante do povo de Ceará-Mirim.

FELICITAÇÕES

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 13/09/2023 14h05, última modificação 13/09/2023 14h05
A CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM PARABENIZA O VEREADOR NEQUINHO POR MAIS UM ANO DE VIDA!

Neste dia especial, queremos expressar nossa gratidão e reconhecimento pelo seu dedicado serviço à nossa cidade. Sua atuação como vereador tem sido exemplar, demonstrando um compromisso inabalável com o bem-estar e o progresso da nossa cidade.

Parabéns, vereador Nequinho! Que o seu aniversário seja repleto de momentos marcantes, cercado de amigos e familiares, e que você possa celebrar com alegria e gratidão cada conquista e desafio superado.

Com sinceros votos de felicidades, Câmara Municipal de Ceará-Mirim.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 12/09/2023 14h54, última modificação 12/09/2023 14h54
CÂMARA DOS VEREADORES DE CEARÁ-MIRIM/RN SEDIA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA ELABORAÇÃO DA LOA 2024

Na manhã desta terça-feira (12), aconteceu na Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN, a Audiência Pública sobre a elaboração de propostas para a Lei Orçamentária Anual 2024, deliberação elaborada pelo Poder Executivo que estabelece receitas e despesas para o ano.

O evento, coordenado pelo secretário municipal de planejamento, Matheus Fontinele, e pela Secretária de finanças, Fátima Alves, contou com as presenças do presidente da Casa, Vereador Kaio César Carneiro, bem como dos vereadores Marcone Barbosa, Marcos Farias e Climério Silva que representaram o legislativo.

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim/RN ressalta que a população presente na audiência de hoje foi de suma importância para o fortalecimento da democracia e do desenvolvimento da cidade.


Ações do documento